ARTE E EDUCAÇÃO


Após a leitura das afirmativas a seguir, verifique as afirmativas que defendem a importância da música para a formação da criança: 

A - Ao ouvir produções musicais de outras famílias, comunidades e épocas, diferentes formas musicais, diferentes compositores, a criança percebe a música como fato histórico presente em diferentes tempos e espaços.

B - A música nas escolas brasileiras, que nesse momento apresentam resultados negativos nas avaliações externas, é um luxo dispensável.

C - A  música colabora para a criação de um ambiente alegre, criativo, acolhedor, seguro que torna a escola um espaço favorável ao desenvolvimento da criança.

D - A música precisa ser utilizada com muita cautela pelos professores,  pois pode provocar muita agitação nas crianças prejudicando a sua capacidade de se concentrar nas demais aulas.

E - A música, quando relacionada aos conteúdos e com as áreas do conhecimento que a escola trabalha, é uma grande parceira para o aprendizado das crianças.

 

A alternativa CORRETA está contida em: 



A – C - E


B – C – E


C – D - E


A – B -  E


A - B – C

Hoje quase não vemos as crianças brincando de roda nos momentos de intervalo das aulas, pois elas não conhecem mais as cantigas de roda, não conhecem mais o repertório rico do nosso folclore.  A partir dessa afirmação podemos dizer que:

A - Ensinar cantigas e brincadeiras de roda para as crianças de hoje, que vivem a “era digital”, é perda de tempo.

B - As brincadeiras de roda são consideradas processo socializante, pois une as crianças por meio da música.

C - Cantigas como: Onde está a Margarida; A Linda Rosa Juvenil; Ciranda Cirandinha; Sambalelê Fui no Tororó; Terezinha de Jesus não despertam mais o interesse das crianças e devem ser substituídas por outras mais modernas.

D - A escola precisa incentivar as cantigas e brincadeiras de roda para que as nossas tradições não sejam esquecidas e possamos preservar a nossa cultura.

E - O nosso folclore é muito rico e precisa ser lembrado na escola como parte da proposta educativa e não apenas durante o mês de agosto em que se comemora o Dia do Folclore.

  

A alternativa CORRETA está contida em: 



C – E – D


A – D - E

 


B – C – E


B – D – E


A – B - D

Na proposta dos Parâmetros Curriculares Nacionais, Arte tem uma função tão importante quanto a dos outros conhecimentos no processo de ensino aprendizagem. A área de Arte está relacionada com as demais áreas e tem suas especificidades (PCN Artes, 1997, p. 19).

Considerando a citação acima apresentada pelo PCN Artes 1997, analise o seguinte enunciado.

 

A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética. Desenvolver atividades nesta área favorece o desenvolvimento dos alunos.

PORQUE

Desenvolve a sensibilidade, a percepção e a imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza e nas diferentes culturas.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


A primeira e a segunda asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

A partir dos estudos sobre “O papel e o significado da arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental” é possível refletir em relação a importância e o significado do trabalho com artes na escola atentos para a reeducação do nosso olhar. Desta forma, assinale a alternativa que melhor justifica para que a reeducação do olhar do professor é importante.


Para fazer um plano de aula coerente com os programas televisivos.


Para possibilitar que o aluno reproduza o que lhe for solicitado.


Para enxergar o avesso das coisas, o inverso do que é determinado.


Para avaliar os alunos com mais profissionalismo e competência.


Para conquistar seus alunos trazendo-os para o seu lado.

Leia o texto a seguir com muita atenção:

O que tem acontecido com a música na escola? Observando as atividades musicais que são propostas na escola, percebemos que, na maioria das vezes, a música só é lembrada visando a formação de hábitos e atitudes, para indicar os momentos de atividades de rotina como hora de lavar as mãos antes das refeições; respeitar o coleguinha; receber uma visita, sobretudo na Educação Infantil. Ela também é lembrada nos eventos do calendário festivo das escolas: páscoa, dia do índio, dia das mães, dos pais, etc.; ou, ainda, para memorizar conceitos (números, formas geométricas, cores, questões ortográficas na escrita...). Geralmente essas “músicas” são acompanhadas por gestos, expressão corporal que a criança imita de forma mecânica e estereotipada. Essa linguagem, que é tão prazerosa não tem sido explorada como um excelente meio de comunicação e expressão. O professor precisa reconhecer a música como arte que provoca sensações, amplia a imaginação das crianças, inspira pensamentos e sentimentos. Considerando-a desta forma é possível promover a educação musical da criança possibilitando a ela perceber, sentir, experimentar, enfim, gostar de música e sentir prazer ao realizar atividades musicais.

 

Agora, analise as afirmativas abaixo e coloque CF para as afirmativas que CONFIRMAM o texto, CT para as que CONTRARIAM o texto e E para as que EXTRAPOLAM (não estão contidas no texto) o texto.

(     ) A música na escola  tem sido utilizada para condicionar a criança a certos comportamentos considerados adequados.

(     ) O professor, ao preparar o repertório musical para suas aulas, deve pensar nos gestos que deverão ser realizados pelas crianças, pois os movimentos ficam muito mais harmoniosos quando realizados corretamente por todas as crianças.

(     ) As canções do nosso folclore, que é tão rico, têm sido esquecidas nas escolas sendo substituídas pelas músicas que tocam nos programas de rádio e TV, que passaram a fazer parte do repertório utilizado nas salas de aula e nos intervalos de recreio.

(     ) A educação musical da criança na escola precisa oportunizar momentos de  exploração da música como linguagem, como meio de comunicação e expressão, de desenvolver a sensibilidade e o gosto pela música.

(     ) A música na escola deve ser utilizada para colaborar com a formação de hábitos e atitudes, tornando as crianças mais educadas e obedientes.

 

A alternativa CORRETA está contida em: 


CF - E - CT - CF - CT


CF - CT - E - CT - CF


CF - CT - E - CF - CT


CT - CF - CT - E - CF 


E - CT - CT - CF - CF

Para a criança, que está em fase de desenvolvimento da linguagem falada e da escrita, utilizando-as como meios para se comunicar, expressar e relatar um fato, o desenho torna-se peça chave para a comunicação e registro. No que diz respeito às etapas do desenvolvimento do grafismo infantil, analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que corresponde a fase correta.

Nesta fase, a criança não desenha como cópia do real, dessa forma é necessário evitar “correções”. Não pretender “ensinar”: traço, proporção, cor e sim possibilitar a exploração de materiais e técnicas variadas. expressão gráfica nesta fase revela a descoberta de uma ordem definida nas relações espaciais (linha de base); a descoberta natural da afinidade: cor/objeto.


Fase das garatujas desordenadas.  


Fase das garatujas controladas.


Fase pré-esquemática.


Fase da imaginação.


Fase esquemática.

Tomando como referência o que foi estudado no capítulo III “A proposta de arte no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais”, bem como seus estudos nesta disciplina, é CORRETO afirmar que:

I- (    ) A Arte na escola tem como função primordial o estudo dos artistas e suas obras.

II- (    ) A Arte na escola tem como uma das funções possibilitar que a criança expresse sua vida interior.

III- (    ) A Arte na escola deve ter como função formar o artista.

IV- (    ) A  Arte na escola precisa provocar o prazer.

V-  (    ) A Arte na escola deve possibilitar que a criança valorize as suas próprias produções e as do meio onde vive.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:


I, II e IV apenas.


III e IV apenas.


II e V apenas.


II, III e V apenas.


II, IV e V apenas.

As propriedades do som são: altura, intensidade e timbre. Em relação a essas propriedades, que podemos utilizar em muitos jogos musicais, analise as afirmativas abaixo e verifique as que estão CORRETAS:

A - Em relação à altura o som pode ser grave, médio ou agudo.

B - O timbre refere-se à qualidade da fonte sonora que nos permite identificar, se o som é de um instrumento, de outro ou de uma voz.

C - Intensidade significa se o som é mais forte ou mais fraco

D - Em relação ao timbre o som pode ser fininho (como o do sininho) ou mais grosso (como o do tambor).

E - A altura refere-se à forma como escutamos a música: com o som muito alto ou mais baixo.

 

A alternativa CORRETA está contida em: 


A – B – C.


B – D – C.


A – B – D.


B – C – E.


C – D – E.

O primeiro passo da vivência da expressão cênica na educação infantil é a pantomima, que é uma forma de imitação espontânea, desinibidora, própria para crianças pequenas que vão poder se expressar sem o uso de falas, utilizando apenas a expressão facial e gestual.  O segundo passo: é o “faz de conta” (jogo simbólico); utilizando roupas, calçados, enfeites, ela vivencia situações do dia a dia “como se fosse o ...”. O que vai acontecer é imprevisível. O terceiro passo é o jogo projetado, no qual os alunos utilizam bonecos em dramatizações espontâneas, indicadas para a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental. As crianças não precisam decorar papéis; criam cenas e as representam com palavras e manipulações próprias.

A partir da leitura do texto, é CORRETO afirmar que:

a. Didaticamente, a sequência que deve ser seguida pelo professor no desenvolvimento das atividades cênicas na educação infantil é: jogo projetado, pantomima, jogo simbólico ou faz de conta.
b. A expressão cênica na escola só pode ser organizada por professores com formação em teatro.
c. As atividades cênicas devem ser iniciadas com a pantomima, depois o jogo simbólico ou faz de conta e, por fim jogo projetado quando elas já sentem facilidade em manipular os fantoches.
d. O espaço apropriado para o desenvolvimento das atividades cênicas na escola deve ser um palco, pois é difícil desenvolver essas atividades em sala de aula.
e. O início das atividades cênicas na educação infantil deve ocorrer com o uso de fantoches, pois isso desinibe a criança.

 

A afirmativa correta está contida em: 



a


d


b


e


c

Conforme OSTROWER, em sua obra - Universos da Arte (1983), a relação do homem primitivo com a natureza era bem diferente da de hoje. O ser humano não se sentia rei do universo. As tribos, muitas vezes, identificavam-se através de figuras de animais. Sua atitude em relação aos animais era muito diferente, pois havia um sentimento de insegurança e dependência diante da natureza. Havia um profundo respeito por tudo, vivo ou não - vivo. Eles atribuíam vida às águas, às pedras, às montanhas, ao céu, às estrelas. Por isso, a arte na pré-história, pode ter vários sentidos. São hipóteses a partir dos estudos das pinturas rupestres (pinturas nas cavernas). Um dos sentidos está ligado à ideia da existência de um conflito de ordem moral que os povos primitivos viveram entre não caçar os animais, que eram considerados como seus ancestrais e a necessidade deste ato para a sobrevivência dos grupos. Outro sentido é a utilização da magia como instrumento de luta pela sobrevivência, diante de um mundo totalmente incompreensível e incontrolável e instrumento de conciliação com o espírito do animal morto.

 

Sobre o sentido da arte primitiva é CORRETO afirmar que:

I - Usa-se o termo “arte rupestre” para designar as inúmeras pinturas encontradas no interior de cavernas pré-históricas por todo mundo (OLEQUES, 2016, p. 1).

II -  O homem se sentia superior aos animais, pois ele, por sua capacidade de criar armas, era capaz de caçá-los.

III - O termo “rupestre” designa gravação, traçado e pintura sobre suporte rochoso, qualquer que seja a técnica empregada. Considerada a expressão artística mais antiga da humanidade (ENCICLOPÉDIA, 2016, p. 1).

IV - Desde o tempo das cavernas, os homens primitivos, com seus desenhos rupestres, buscavam revelar seus pensamentos, crenças, sentimentos e combates da época.

V - O homem primitivo matava os animais por crueldade, pois eles serviam de alimento para o bando. Os animais teriam que ser mortos para que os homens sobrevivessem.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:


I e IV apenas.


I, III e IV apenas.


I, II e V apenas.


II, IV e V apenas.


II e V apenas.

Páginas: 12345678910
1112